sábado, 19 de janeiro de 2013

Curiosidades sobre o filme Panico


Um assassino começa a aterrorizar uma pacata cidadezinha da Califórnia. Primeiro ele telefona para as vítimas e faz perguntas sobre filmes de terror, se a vítima erra, ela morre. Esta é a história de "Pânico", filme dirigido pelo grande diretor Wes Craven, pai de "A hora do pesadelo". Este filme tem como diferencial uma linguagem extremamente sarcástica, muitas referências a outros filmes de terror e uma grande dose de humor negro. Saiba todas as curiosidades aqui, no Medo B!



- O psicopata deste filme foi inspirado em um serial killer da Flórida chamado Daniel Rolling, “The Gainsville Ripper”, que assassinou 5 estudantes.


- O pôster oficial de “Scream” é inspirado no filme “Ópera” (1987) de Dario Argento; em ambos se vê o rosto de uma mulher assustada, com os olhos abertos e a boca tapada.



- O título provisório de “Pânico” era “Scary Movie”. Foi o presidente da Miramax, Harvey Weinstein, que o rebatizou para “Scream”.

- Wes Craven teve que repetir 5 vezes a cena em que Drew Barrymore saía chorando, gritando e aterrorizada. Como Drew é amante dos animais, Craven lembrava-a de uma notícia que havia lido alguns dias antes, sobre um gato que havia sido morto queimado pelo próprio dono.






- Roger Jackson fez a voz do assassino em todos os filmes. Ele também dublou “Macaco Louco”, em “Meninas Superpoderosas”.

- A cena das chamadas telefônicas do assassino foi inspirada na vida real do diretor, que um dia, na casa de um amigo, recebeu uma ligação em que alguém lhe dizia: “Mata, mata, mata, morre, morre, morre...” e após o susto, viu seu amigo fora da casa, rindo e segurando um telefone móvel.


- Courteney Cox e David Arquette se conheceram e se apaixonaram no set do filme.

 - O filme foi banido na Coréia do Sul. Apenas em 1999 "Scream" foi reeditado para obter uma classificação de 18 anos.


- No final de 2008 "Scream" foi um dos poucos filmes de terror que apareceram na lista dos "500 Melhores Filmes de Todos Os Tempos" da conceituada revista britânica Empire. A votação foi feita por jornalistas importantes, cineastas de peso como Quentin Tarantino, Guillermo Del Toro e Pedro Almodovar, além dos próprios leitores.


- Podemos observar a aparição de Linda Blair (O Exorcista) como uma das repórteres.

- Durante os minutos iniciais, enquanto Ghostface conversa com sua primeira vítima, a menina tenta adivinhar o filme de terror favorito dele, dizendo que se tratava de “A hora do pesadelo”, obra-prima de Wes Craven.

 - Aparece um porteiro vestido como Freddy Krueger, que se chama Fred. 


- O Brasil foi o país onde o filme recebeu a classificação mais baixa nos cinemas: 14 anos 



- Wes Craven descobriu a máscara de “Scream” inspirada em “O Grito”, de Munch. Para Bob Weinstein pareceu “idiota” e exigiu provas com mais 7 máscaras. Os produtores insistiram para que ele visse a sequência de abertura completa, e obviamente, ele mudou de ideia.

- Scream foi o décimo terceiro filme mais visto dos EUA no ano de 1996 e se tornou o 6° filme de terror da história a ultrapassar a barreira dos 170 milhões de dólares em bilheteria.



- O grande trunfo de “Pânico” é seu roteiro, que trabalha com referências ao cinema de horror dos anos 80, humor negro e deixando tudo o mais realista possível, com as cenas de mortes filmadas de excelente forma, apresentando bastante gore.



- Seguido por Pânico 2 (1997), Pânico 3 (2000) e Pânico 4 (2011).



A grande diferença de "Pânico" é ser um filme cômico, sarcástico, criativo e lotado de referências aos grandes clássicos do terror, ao mesmo tempo que "se assume" um clichê. Basicamente, é uma grande homenagem aos filmes de terror. 


fontes: MEDOB

Nenhum comentário:

Postar um comentário